solucao-r3ciclo_remocao-amianto

Remoção de amianto

O QUE É

As operações de desmontagem e remoção de materiais contendo amianto são desenvolvidas pela R3CICLO com especial cuidado pelos efeitos adversos que este pode causar a saúde humana.

A liberação de fibras perigosas pode ocorrer em materiais friáveis contendo amianto, através de pressão manual, ou em materiais não friáveis contendo amianto através de corte ou fricção. Nesse sentido a emissão de CADRI, remoção, acondicionamento e transporte destes materiais deverá ser efetuada de forma cuidadosa e controlada, seguindo uma metodologia adequada, no que respeita as normas de segurança e saúde dos trabalhadores e normas ambientais em vigor.

 

PARA QUEM

Construtoras, indústrias e empreendimentos que precisam fazer o manuseio correto e destinação de amianto / asbesto, cumprindo a legislação e evitando riscos de autos de infração, multas e paralisação de obras.

COLETA E ANÁLISE

O amianto está presente em mais de 600 tipos de produtos diferentes. A primeira etapa em um processo de descontaminação é a investigação. Para tanto, deverá ser feita a coleta e análise de materiais suspeitos de conter fibras de asbesto. Contamos com uma parceria com o laboratório francês AREIA, que atua há mais de 15 anos atende no mercado com a legislação mais rigorosa do mundo.

REMOÇÃO E DESCONTAMINAÇÃO

A R3CICLO dispõe de equipes com formação munidas de equipamento de proteção individual e coletiva necessários a cada tipo de intervenção:

  • Desmontagem de placas de fibrocimento em coberturas e fachadas;
  • Desmontagem de tetos falsos e divisórias contendo amianto;
  • Remoção de materiais de isolamento contendo amianto;
  • Trabalhos de desmontagem e demolição de instalações e construções que contenham produtos com amianto.

DISPOSIÇÃO FINAL

Depois de removido, o material é armazenado em local adequado para o efeito, onde aguardará carga e encaminhamento para eliminação em destino final adequado. O amianto é acondicionado adequadamente para ser enviado para aterros classe I devidamente autorizadas a receber resíduos perigosos.